Descrição enviada pela equipe de projeto. Poucas pessoas sabiam que Jiangjie era de Zigong antes da construção deste projeto. A “cidade natal de Jangjie” também é usada como tema da posição urbana de Zigong durante a construção deste projeto, o que mostra a sua importância para a cidade. Devido à pouca idade que Jiangjie tinha quando morreu, apenas alguns pertences pessoais foram deixados. Jiangjie é mais conhecida e lembrada por sua imagem artística – rocha vermelha, ameixa vermelha e estrela vermelha que quase se tornaram símbolos espirituais profundamente associados a ela, e precisamente a fonte de inspiração e ponto de partida lógico do design.
Visão geral - O projeto inicia a construção com base na antiga residência de Jiangjie, localizada em Jiangjiawan, cidade de Da'anshanpu, Zigong. Com a forma típica dos vilarejos do sul de Sichuan, com montanhas ao fundo, de frente para lagoas e cercada por bambus, o ambiente da residência é elegante. A área do projeto é de cerca de 270.000 metros quadrados. O projeto inclui a reforma da antiga residência, a reforma da Praça da Estátua Ameixa Vermelha e a construção do Memorial Jiangjie. A área de construção do memorial é de cerca de 14.000 metros quadrados.
Escolha do local - Para manter a originalidade e autenticidade da antiga residência, o conteúdo originalmente exposto foi transferido para o novo salão do memorial durante a reorganização funcional da área, e as ideias comerciais originais dos clientes foram ajustadas. O memorial foi finalmente decidido a ser construído na área montanhosa baixa a leste (uma estátua de Jiangjie está voltada para o leste depois de reformada), formando um eixo para o leste com a antiga residência no topo da montanha. Isso é completamente consistente com a ideia original – voltada para o leste. Esses três objetos formaram três elevações no eixo, que é uma colcha de retalhos e profunda.
Conceito - O memorial é colocado harmoniosamente no eixo e se funde com a montanha, depois de escavar parte de uma encosta íngreme na lateral do vale. Respeitando o meio ambiente, a altura do edifício principal é mantida o mais baixa possível, o que é necessário para criar uma tendência de elevação do eixo camada por camada. Esta ideia de arquitetura paisagística cria condições para moldar a “rocha vermelha” que cresce a partir do solo. O edifício é formado para ser um pentagrama, dividindo-se ao meio, criando um corredor de visão no eixo. A sensação de poder gerada pela forma centrípeta é condensada na Praça Central, proporcionando um local para as pessoas realizarem condolências e outras atividades comemorativas. Cada volume divergente é construído rodeado por várias alturas, fundindo-se com a terra e a montanha. O fluxo de pessoas é efetivamente organizado em todas as direções pela organização de caminhos nos planos inclinados dos volumes. Isso aumenta o controle do edifício sobre toda a área e demonstra as vantagens do layout radial.
Esculpindo - Para tornar a rocha vermelha abstrata cheia de poder, o método de segmentação de volume é usado para moldar a forma do edifício. As lacunas aparecem naturalmente devido à segmentação do volume e se estendem da parede ao telhado, criando muitas lacunas de iluminação. Ricos efeitos de luz e sombra, e forte contraste de luz e escuridão são produzidos nos espaços interiores cinzentos que trazem um sentimento espiritual de anseio pela luz em Zhazidong para a experiência. A pele do edifício às vezes é arrancada para fornecer lugares para degraus que levam a colinas ou telhados. Um forte contraste é criado entre esses espaços estreitos e praças largas, simbolizando a dura estrada revolucionária e a bela visão espiritual.
Material escolhido - a laje GRC é usada como material de superfície para continuar o espírito da “rocha vermelha”. Para garantir o efeito, diferentes texturas de superfície são criadas após exame minucioso repetido. O processamento de pré-fabricação reduz o tempo de instalação no local e o período de construção.
Integração - Seja o conceito de design, layout, forma de forma ou uso de material, a ideia principal é sempre incorporada e, finalmente, formou um grupo de edifícios que incorporam totalmente o espírito de Jiangjie. Após a conclusão do projeto no dia da morte de Jiangjie, várias atividades comemorativas são continuamente iniciadas por pessoas de vários lugares. Isso confirma o sucesso da criação da atmosfera do projeto.